Tendências de LinkedIn e Social Selling 2024

Você quer saber como tirar melhor proveito do LinkedIn este ano?

Pois bem, este foi tema da minha live e trago agora em formato de artigo as principais informações e estratégias que você precisa ter no seu radar e principalmente do seu negócio se você quer atrair e prospectar clientes por aqui.

Neste artigo eu vou compartilhar:

  1. Por que o LinkedIn é sua melhor opção em 2024 quando assunto é LinkedIn para Negócios;
  2. O que é Social Selling e por que você deveria dominar esta habilidade;
  3. 5 tendências de LinkedIn e Social Selling para colocar no seu radar;
  4. Atualizações anunciadas pelo LinkedIn;
  5. Como decifrar o algoritmo do LinkedIn;

O que é Social Selling?

Para que você possa entender um pouco sobre Social Selling, é uma habilidade de fazer negócios através das redes sociais, não é uma exclusividade do LinkedIn, mas é a melhor rede social para utilizar esta habilidade, inclusive meus alunos e mentorados dominam esta habilidade e estão faturando muito bem.

Pois dessa forma vai conquistando a confiança de sua rede de contatos para converter em oportunidades de negócios em clientes.

No qual essa sua rede de contatos inicia um relacionamento humanizado se aproximando de seu possível novo cliente ou lead, esta é a primicia do Social Selling.

Para simplificar Social Selling é a arte de transformar seguidores e não seguidores em clientes.

Por que o LinkedIn é sua Melhor Opção para 2024?

Aqui estão alguns dados que reforçam a importância do LinkedIn para os seus negócios :

  • Leads B2B: 80% dos leads da internet tem origem aqui no LinkedIn.
  • Tomadores de Decisão: 4 de cada 5 membros da plataforma têm poder de decisão.
  • Poder Aquisitivo: Os usuários têm 2x mais poder aquisitivo da média da internet.
  • Eficiência em Vendas: 78% dos profisssionais que aplicam Social Selling vendem mais que os demais.

 

O LinkedIn é para qualquer empresa ou profissional que esteja procurando outro profissional ou outra empresa para efetuar suas vendas de produtos ou serviços.

E o que vai fazer a diferença para chegar até estes tomadores de decisões é utilizar as estratégias certas através da habilidade de Social Selling.

Atualmente temos uma evolução do B2B, qualquer empresa para que você possa  gerar negócios com ela, agendar alguma reunião, quem vai abrir um relacionamento será, humano para humano, será uma pessoa que vai abrir as portas para você.

O mercado B2B é influenciado por pessoas.

E uma das maiores tendências para 2024 como estratégia de vendas é você utilizar as habilidades de Social Selling para aumentar o faturamento de seus negócios, suas vendas e  fechar mais negócios, pois cada vez mais estamos utilizando a humanização no processo das vendas.

Vantagens do Social Selling neste processo de humanização das vendas:

  • Personaliza a prospecção;
  • Deixa mais próximo o contato;
  • Aquece seus futuros clientes;

 

Isso tudo fazendo com que você tenha contato muito mais qualificado e que a venda aconteça de um modo mais fácil.

O Social Selling é um método validado para transformar seguidores ou não seguidores em clientes.

No Linkedin você tem sua base de contatos, no qual já utiliza para aumentar sua rede através de suas conexões ou crescendo através de seus conteúdos, podendo ser seguidores ou não, e mesmo assim pode fazer fechamento de negócios, por trazer estratégias de Social Selling.

Essas estratégias podem serem feitas através de funis de vendas, em que é feito um processo de vendas estruturado, transformando conexões, seguidores ou não seguidores em clientes, com abordagens bem humanizadas, com processo que consegue qualificar para tornar um usuário mais aquecido, preparar mais para ofertar a sua solução.

Pois são usuários que já tem problemas para resolver os negócios dele, e você tem soluções através de seus produtos ou serviços para oferecer.

Além de que no LinkedIn as pessoas já estão mais abertas para receber ofertas, querem trocar mais informações, é um ambiente mais propício para interagir e receber estas ofertas, não é uma plataforma somente para procurar empregos e carreiras.

Pode conseguir gerar um posicionamento com uma autoridade em sua área, atração e prospecção de leads e oportunidades de negócios.

E agora que já entendeu um pouco mais sobre o Social Selling, anota aí estas tendências e inovações para 2024, e claro para aplicar estas estratégias e aumentar seu faturamento:

1 . Dominar o Linkedin: é o ano de se tornar profissional

Definitivamente não há mais espaço para amadores quando o assunto é atrair e prospectar clientes, e 2024 veio para te mostrar o quanto pode se diferenciar a partir do momento que entra no jogo, investir em conhecimento, para se tornar um profissional, dominar as estratégias do LinkedIn para atrair e prospectar clientes.

Não coloque seu negócio em risco atuando como um amador, profissionalize o seu negócio. Domine habilidade do Social Selling e faça até dar certo.

2 . IA + Ferramentas dominar a estratégia

Não tem como fugir da IA, e este ano de 2024 vai se intensificar mais ainda, mas o que realmente vai fazer a diferença, é saber utilizar quais as ferramentas de IA e dominar a estratégia. Você precisa treinar a IA + a sua estratégia será o que vai potencializar o seu negócio.

Isso tanto para ações básicas, inclusive o LinkedIn tem utilizado também para a criação do Título, sobre e outras opções que são geradas através da IA, e claro utilizando a estratégia certa da IA.

O LinkedIn também criou especificamente um blog criado especificamente com IA, no qual convida alguns perfis de especialistas para colaborarem com estes artigos gerados pela IA, para reagirem e participarem dando suas contribuições relevantes, são escolhidos pelo LinkedIn e se tornam Top Voice comunidade por dominar algum assunto específico.

Print do meu perfil com os selos de Top Voice de Comunidade

Um exemplo disso eu sou Top Voice Social Selling e Social Media, pois minha base comecei como Social Media, atendi já diversos clientes como Social Media desenvolvendo estratégias de marketing para implementar nas redes sociais.

Uma ferramenta de Inteligência Artificial muito utilizada é o ChatGPT em que você dominando a ferramenta pode criar estratégias para criação de posts, artigos, imagens e diversas outras ações.

Além de maximizar seu tempo e poder escalar o seu negócio.

3 . H2H Personalização e Humanização

Mesmo que você faça negócios B2B com empresas, você precisa focar o seu negócio em pessoas, pois alguém precisa abrir a porta para você entrar nessa empresa.

A essência humana na comunicação não pode ser perdida, precisa personalizar e humanizar sua comunicação, por mais que utilize automação.

As estratégias devem focar em fazer um bom networking, sendo interessante e interessado, sem ser interesseiro.

Pessoas compram de quem eles se conectam e confiam!

Desenvolver seu processo de vendas através de Social Selling, conseguir interagir com as suas conexões, se relacionando de forma humanizada, criando relacionamentos de confiança, pois pessoas compram de quem elas confiam.

4. Conteúdo estratégico: Visualmente atraentes e que aplique conteúdos de tração e conteúdos de conversão

Considero que o LinkedIn tem duas linhas editoriais:

Conteúdo de Tração é aquele tipo de conteúdo que traz mais movimento, viraliza, mais pessoas chegando no seu perfil.

Exemplos de posts de tração que geram engajamento.

Conteúdo de Conversão é aquele tipo de conteúdo que conecta com seu possível cliente, cases, bastidores, experiência, entregar algum conteúdo gratuito.


Exemplo de post de conversão.

 

Mais um exemplo de post de conversão.

Não publique conteúdo apenas para publicar no LinkedIn, planeje seu conteúdo focando no objetivo final, então saberá se usar um post de tração ou um post de conversão e lembre-se de utilizar essas estratégias que vão te diferenciar entre um amador e um profissional.

5. Colaboração entre vendas e marketing: Alinhar ações em diferentes canais, tom e abordagens

Muito importante para 2024, se na sua empresa há esses dois setores é essencial manter essa união entre ambos, vai fazer total diferença no seu negócio, pois o marketing bom é aquele que não parece ser marketing, venda boa é aquela que não parece venda.

E se você é uma empresa de uma pessoa só já defina muito bem as suas estratégias de Marketing devem colaborar com seus esforços de venda.

Quando as estratégias de vendas estão alinhadas com as estratégias de marketing, os conteúdos poderão ser intensificados com estas ações, e no qual poderão fazer abordagens humanizadas, gerar relacionamentos, aumentar a confiança e te conhecer melhor, sem parecer vendas.

Atualizações anunciadas pelo LinkedIn

Estas são apenas algumas das atualizações que já foram anunciadas agora em 2024, mas o ano está apenas começando e pode vir muitas atualizações durante o ano.

Fevereiro/2024
  • As hashtags do perfil serão removidas para simplificar a seção Apresentação.
Março/2024
  • O botão de ativar/desativar o Modo de Criação será removido da Seção Recursos do seu perfil.
  • A Seção sobre será exibida na parte superior do seu perfil para facilitar a leitura das suas experiências profissionais.
  • Você poderá escolher o botão de CTA do seu perfil: Seguir ou Conectar. No entanto o botão padrão será Seguir, a menos que você atualize essa configuração.

Todas essas atualizações foram anunciados pelo próprio LinkedIn e estas tendências que eu compartilhei são minha visão estratégica atuando há mais de 5 anos como mentora de LinkedIn para Negócios, onde já treinei mais de 10 Mil profissionais e mais de 100 empresas a aplicarem Social Selling para escalar suas vendas, na minha visão e experiência essas são as tendências que vão te ajudar em 2024.

Algoritmo do LinkedIn

Qual o papel do Algoritmo do Linkedin?

No momento em que seu post é publicado, inicia a distribuição de uma pequena amostra para seus seguidores, e feito essa avaliação se vai ser distribuído para mais pessoas conforme as Diretrizes do LinkedIn, indicando se é algum spam ou conteúdo ofensivo, essa é a importância de ter conhecimento sobre a rede.

Após passar essa fase o conteúdo vai continuar sendo distribuído, conforme as curtidas, comentários e compartilhamentos, quanto mais interações no início tiver, maior alcance vai ter de seus conteúdos, para aumentar a distribuição de seu conteúdo, pois será considerado como relevante para a rede.

E o último filtro são dos  editores do LinkedIn que vai analisando este conteúdo.

A principal métrica importante é a Retenção, o quanto tempo você consegue manter estas pessoas em seus conteúdos, para que sejam estimulados lendo, curtindo, comentando e compartilhando.

E claro também traga diversos tipos de formatos de conteúdos, seja como texto, imagens, vídeos, carrossel ou lives, veja o que possa funcionar melhor, para o seu público.

Vou deixar aqui também para vocês analisarem melhor sobre o Algoritmo do LinkedIn.

Fonte da Imagem: blog de engenharia do LinkedIn

À medida que avançamos para 2024, adaptar-se e inovar serão fundamentais para se destacar no LinkedIn e habilidades com o Social Selling.

Compartilhei essas tendências e insights para guiar seu conhecimento e estratégias que impulsionarão seu sucesso se preferir você pode assistir a live na integra abaixo o link para assistir:

 

Se chegou até aqui e deseja se aprofundar ainda mais nas estratégias de LinkedIn e Social Selling, convido-o a se tornar assinante da minha Newsletter.

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Quem sou eu?

Sou a Liliam Leal, atuo há mais de 15 anos com marketing digital, e nos últimos 7 anos especificamente como Mentora Estrategista de LinkedIn para Negócios, já capacitei mais de 10 mil profissionais e mais de 100 empresas que já faturaram mais de 500 milhões em negócios fechados no LinkedIn aplicando minha metodologia de Social Selling.

E se você quer minha ajuda profissional para acelerar seus resultados ou da sua empresa aqui no LinkedIn participe do meu PROGRAMA DE MENTORIA, aperte aqui para aplicar para meu programa de mentoria.

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